top of page
DSC04084_Fal-tin.JPG

PLANO DE TRABALHOS

2021-2023

2021-2023: Sobre

EIXO # 1

BIODIVERSIDADE EM ESTRUTURAS DA REN: OPORTUNIDADES E RISCOS

LINHA DE TRABALHO 1.1 – APOIOS

Foca-se na caracterização da biodiversidade associada aos apoios das linhas da REN, bem como na definição de recomendações de gestão para aumentar o seu potencial e mitigar impactos negativos na fiabilidade da rede. A linha de trabalho integra duas tarefas principais: (i) Avaliação do potencial dos apoios para a nidificação de espécies de aves com interesse de conservação, e (ii) Avaliação do risco de incidentes causados por aves nidificantes nos apoios.

LINHA DE TRABALHO 1.2 – FAIXAS DE SERVIDÃO

As faixas de servidão de linhas elétricas, para além das suas funções principais de proteção das estruturas e gestão do risco de incêndio, têm uma elevada potencialidade para a promoção da biodiversidade e serviços dos ecossistemas. Esta linha de trabalho está organizada em duas tarefas: (i) Caracterização do potencial de biodiversidade das faixas de servidão, e (ii) Definição de orientações de gestão para faixas de servidão da REN.

LINHA DE TRABALHO B.1 – AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DOS APOIOS PARA A NIDIFICAÇÃO DE AVES (ALÉM DA CEGONHA-BRANCA)

Será focada na caracterização da biodiversidade associada aos apoios das linhas da REN, bem como recomendações de gestão para aumentar o seu potencial e mitigar impactes negativos na fiabilidade da rede. Consistirá numa inventariação e melhor compreensão das espécies que nidificam nos apoios de linhas REN, com um foco principal nas espécies com valor de conservação que potencialmente utilizam estas estruturas.

2021-2023: Currículo

EIXO # 2

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO APLICADO À BIODIVERSIDADE

LINHA DE TRABALHO 2.1 – DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE COLISÕES

A mortalidade de aves por colisão com os cabos aéreos constitui um dos principais impactes das linhas elétricas, sendo a quantificação deste impacte dificultada no terreno por vários fatores ambientais e metodológicos. Esta linha de trabalho consiste na prestação de apoio científico ao desenvolvimento de um sistema de deteção automática de colisões de aves com linhas elétricas.

LINHA DE TRABALHO 2.2 – AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE DISPOSITIVOS ANTI-NIDIFICAÇÃO

É amplamente conhecida utilização dos apoios de linhas elétricas por cegonha-branca como local de nidificação, o que pode em alguns casos acarretar problemas de segurança para as aves e para a fiabilidade da rede. Dada a necessidade de evitar a construção de ninhos em locais críticos do apoio, esta linha de trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia de dois sistemas distintos de dissuasão de nidificação de cegonha-branca em apoios REN.

LINHA DE TRABALHO B.2 – SISTEMA DE DETEÇÃO AUTOMÁTICA DE COLISÕES E ATRAVESSAMENTOS DE AVES, BASEADO EM SISTEMAS VÍDEO

Em paralelo com a linha de trabalho 2.1, serão dados os primeiros passos no sentido de desenvolver e testar um sistema alternativo, baseado em tecnologia vídeo e/ou imagem térmica, para monitorizar atravessamentos e colisões de aves com linhas elétricas.

LINHA DE TRABALHO B.3 – AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DE DISPOSITIVOS ANTI-COLISÃO DINÂMICOS

No seguimento das mais recentes diretrizes nacionais referentes à sinalização dos cabos de guarda com dispositivos anti-colisão dinâmicos (em detrimento de espirais), em situações de maior sensibilidade para a avifauna, na presente tarefa será compilado e aprofundado o conhecimento existente sobre a durabilidade dos dispositivos anti-colisão dinâmicos, em especial os que apresentam maior mobilidade e, portanto, maior taxa de problemas (Firefly rotativos).

2021-2023: Currículo

EIXO # 3

IMPACTES E MITIGAÇÃO

LINHA DE TRABALHO 3.1 – ANÁLISE DE EFEITOS DE EXCLUSÃO

Tratando-se de um tipo de impacte ainda pouco estudado no âmbito de linhas elétricas, esta linha de trabalho consiste na avaliação da existência (ou não) de efeitos de exclusão causados por linhas elétricas utilizando como caso-de-estudo uma espécie, a Águia-perdigueira (Aquila fasciata), que tem estado na origem de programas de medidas compensatórias em diferentes projetos da REN.

LINHA DE TRABALHO B.4 – ANÁLISE DE EFEITOS DE EXCLUSÃO EM SISÃO

Serão aprofundados os estudos de caracterização dos movimentos e interações de sisão com linhas elétricas, dando particular atenção a eventuais efeitos de exclusão. Para tal, proceder-se-á à: (i) análise dos dados de abundância e uso espacio-temporal de sisão recolhidos/a recolher na área envolvente a diferentes linhas da REN; e (ii) análise de dados de seguimento (bio-logging) de sisão, recolhidos através da captura e marcação de novos indivíduos e/ou através de dados de indivíduos já marcados anteriormente no âmbito da Cátedra REN em Biodiversidade (2015-2020).

LINHA DE TRABALHO B.5 – ANÁLISE DOS PADRÕES DE MORTALIDADE DE AVES

Nesta tarefa pretende-se aprofundar o conhecimento sobre mortalidade de aves (por colisão) em linhas de transmissão em Portugal, aproveitando o esforço já realizado no âmbito do período inicial da Cátedra REN em Biodiversidade (2015-2020). A base de dados de mortalidade já criada será explorada no sentido de: (a) refinar a informação existente sobre a suscetibilidade das espécies à colisão; (b) compreender os principais fatores ambientais e características da infraestrutura que determinam a colisão com as linhas; e (c) estabelecer novos valores de referência para os níveis de mortalidade expectáveis em linhas de transmissão em Portugal, dependendo da área biogeográfica.

2021-2023: Currículo

EIXO # 4

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS E INTERAÇÃO COM REN E OUTROS STAKEHOLDERS

LINHA DE TRABALHO 4.1 – ASSESSORIA CIENTÍFICA E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS PARA REN E OUTROS STAKEHOLDERS

Consiste em apoio científico à REN, no âmbito de programas concretos de avaliação, minimização, monitorização e compensação de impactes das infraestruturas de transporte de energia. Para além disso, pretende-se potenciar a interação com a empresa através da transferência de conhecimento relevante obtido a partir da atividade científica realizada no âmbito do Eixos #1, 2 e 3.

LINHA DE TRABALHO 4.2 – PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DA CIGRE E RGI

Esta tarefa visa potenciar a interação com outros TSO e organizações. É dado destaque ao CIGRE (https://www.cigre.org/), através da participação nas atividades dos Grupos C3.16 - Interactions between Electrical Infrastructure and Wildlife e C3.20 – Sustainable Development Goals in the Electric Power Sector. Está também incluída a participação na Renewables Grid Initiative (https://renewables-grid.eu/), que visa a promoção da interação entre empresas do sector elétrico e ONGs para o desenvolvimento de uma rede elétrica sustentável.

LINHA DE TRABALHO 4.3 - DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA CÁTEDRA REN

Através desta tarefa visa assegurar a divulgação, no contexto nacional e internacional, das atividades desenvolvidas pela Cátedra, nomeadamente através da participação em conferências científicas, organização dos Simpósios da Cátedra, entre outros.

LINHA DE TRABALHO 4.4 - APOIO NA PREPARAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA REN PARA A BIODIVERSIDADE

Esta linha de trabalho consiste na prestação de apoio à REN na definição de uma estratégia para a biodiversidade, dada a consciência que a empresa tem da importância dos ecossistemas naturais e do papel ativo que pretende ter na conservação e promoção da biodiversidade.

2021-2023: Currículo
bottom of page