EQUIPA
FRANCISCO MOREIRA
Investigador principal da Cátedra REN e coordenador do grupo de investigação do CIBIO “Biodiversidade em ecossistemas agrícolas e florestais”. Os seus interesses de investigação incluem impactes de linhas elétricas na biodiversidade, relações entre gestão agrícola-florestal e biodiversidade, e ecologia do fogo.
RICARDO MARTINS
Investigador na Cátedra REN, focado nos impactes das linhas elétricas nas aves e medidas de minimização, mas também em interações como a nidificação da Cegonha-branca nos apoios da REN e suas consequências para a espécie e para a rede elétrica. A atividade na Cátedra inclui uma forte componente de transferência do conhecimento para a REN e outros stakeholders, por exemplo em processos de Avaliação de Impacte Ambiental.
JOANA BERNARDINO
Investigadora com particular interesse na avaliação, mitigação e monitorização de impactes na biodiversidade causados por infraestruturas energéticas, como parques eólicos e linhas elétricas. Desenvolveu a sua tese de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução (Universidade do Porto) no âmbito do programa de trabalhos da Cátedra REN, com o objetivo principal de avaliar e otimizar as metodologias de monitorização e mitigação da mortalidade de aves em linhas elétricas.
RUI MORGADO
Investigador interessado na ecologia e conservação de aves de ambientes agrícolas e agro-florestais, particularmente de aves estepárias. Experiência igualmente na área da consultoria ambiental, tendo participado em vários projetos de avaliação e monitorização de impactos de diferentes infraestruturas na biodiversidade, incluindo de barragens, blocos de rega, estradas, linhas elétricas, e parques eólicos.
JOÃO PAULO SILVA
Investigador na área da biologia da conservação com especial ênfase no estudo dos movimentos e da ecologia de aves estepárias. Tem-se dedicado também a avaliar os impactes de infraestruturas lineares, como estradas e linhas elétricas, e quais as consequências de mortalidade para as aves.
ANA TERESA MARQUES
Bióloga com particular interesse em Biologia da Conservação e Avifauna. A sua atividade enquanto investigadora tem-se centrado em diversos aspetos da ecologia e conservação de aves estepárias e aves de rapina, incluindo os impactes de infraestruturas antropogénicas como as linhas elétricas.
INÊS CATRY
Investigadora na área da Ecologia, sendo o seu principal foco o estudo dos impactos das alterações ambientais de origem antropogénica na biologia reprodutora, comportamento migratório, qualidade de habitat e dinâmica de populações de aves. Tem vindo a trabalhar maioritariamente com o francelho (Falco naumanni), o rolieiro (Coracias garrulus), a cegonha-branca (Ciconia ciconia) e o sisão (Tetrax tetrax).
JOANA MARCELINO
Estudante de doutoramento focada em avaliar os impactes climáticos e o uso do solo em áreas agrícolas mediterrâneas. Os seus modelos biológicos são o francelho (Falco naumanni), o rolieiro (Coracias garrulus), a cegonha-branca (Ciconia ciconia) e o sisão (Tetrax tetrax).
MARCELLO D'AMICO
Investigador com interesse no estudo dos impactes provocados por infraestruturas lineares, nomeadamente linhas elétricas e estradas. Fez parte da equipa da Cátedra REN no 1º triénio (2015-2018), tendo estudado a mortalidade e as alterações comportamentais na avifauna nas linhas elétricas da REN.
FRANCISCO AGUILAR
Integrou a equipa da Cátedra REN no biénio 2018-2020. Com experiência em ecologia animal e consultoria ambiental, as suas principais atividades estiveram relacionadas com a avaliação de incidentes causados por cegonhas nas infraestruturas da REN. Também colaborou na divulgação científica dos resultados da Cátedra.