WP_20161129_11_19_40_Pro_edited.jpg

EQUIPA

 
P1000314.jpg

FRANCISCO MOREIRA

Investigador principal da Cátedra REN e coordenador do grupo de investigação do CIBIO “Biodiversidade em ecossistemas agrícolas e florestais”. Os seus interesses de investigação incluem impactes de linhas elétricas na biodiversidade, relações entre gestão agrícola-florestal e biodiversidade, e ecologia do fogo.

1_DSC08556.JPG

RICARDO MARTINS

Investigador na Cátedra REN, focado nos impactes das linhas elétricas nas aves e medidas de minimização, mas também em interações como a nidificação da Cegonha-branca nos apoios da REN e suas consequências para a espécie e para a rede elétrica. A atividade na Cátedra inclui uma forte componente de transferência do conhecimento para a REN e outros stakeholders, por exemplo em processos de Avaliação de Impacte Ambiental.

JB_photo_reduz.jpg

JOANA BERNARDINO

Investigadora na área de avaliação e monitorização de impacte ambiental. Encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução (Universidade do Porto) no âmbito do programa de trabalhos da Cátedra REN, com o objetivo principal de avaliar e otimizar as metodologias de monitorização e mitigação da mortalidade de aves em linhas elétricas e estradas.

Photo.jpg

JOÃO PAULO SILVA

Investigador na área da biologia da conservação com especial ênfase no estudo dos movimentos e da ecologia de aves estepárias. Tem-se dedicado também a avaliar os impactes de infraestruturas lineares, como estradas e linhas elétricas, e quais as consequências de mortalidade para as aves.

foto_cátedra REN.JPG

TERESA MARQUES

Bióloga com particular interesse em Biologia da Conservação e Avifauna. Está a finalizar a sua tese de doutoramento, cujo principal objetivo é avaliar como as infraestruturas antropogénicas afetam a distribuição e o uso do espaço pelas aves, com vista à identificação de ações de gestão das infraestruturas, bem como apoiar estratégias de conservação da biodiversidade.

IMG_2672b.jpg

INÊS CATRY

Investigadora na área da Ecologia, sendo o seu principal foco o estudo dos impactos das alterações ambientais de origem antropogénica na biologia reprodutora, comportamento migratório, qualidade de habitat e dinâmica de populações de aves. Tem vindo a trabalhar maioritariamente com o francelho (Falco naumanni), o rolieiro (Coracias garrulus), a cegonha-branca (Ciconia ciconia) e o sisão (Tetrax tetrax).

Marcelo.JPG

MARCELLO D'AMICO

Investigador com interesse no estudo dos impactes provocados por infraestruturas lineares, nomeadamente linhas elétricas e estradas. Fez parte equipa da Cátedra REN no 1º triénio, tendo estudado a mortalidade e as alterações comportamentais na avifauna nas linhas elétricas da REN.

foto_JM_centrada.jpg

JOANA MARCELINO

Estudante de doutoramento focada em avaliar os impactes climáticos e o uso do solo em áreas agrícolas mediterrâneas. Os seus modelos biológicos são o francelho (Falco naumanni), o rolieiro (Coracias garrulus), a cegonha-branca (Ciconia ciconia) e o sisão (Tetrax tetrax).

IMG-20190511-WA0014_edited.jpg

FRANCISCO AGUILAR

Bolseiro da Cátedra REN com experiência em ecologia animal e consultoria ambiental. As suas principais atividades encontram-se relacionadas com a avaliação de incidentes causados por cegonhas nas infraestruturas da REN. Também colabora na divulgação científica dos resultados da Cátedra.