top of page
figura_websiteCatedra2.jpg
Notic compl - Artig Incidentes cegonhas: Sobre

CÁTEDRA REN EM BIODIVERSIDADE PUBLICA ESTUDO CIENTÍFICO SOBRE INCIDENTES CAUSADOS POR CEGONHAS EM LINHAS DE MUITO ALTA TENSÃO

05/12/2022

O mais recente trabalho científico da equipa da Cátedra REN em Biodiversidade já se encontra disponível na revista Journal of Environmental Management, com o título: “Práticas de gestão de longo-prazo reduzem eficazmente os incidentes atribuídos a aves numa rede de transmissão crescentemente usada pela cegonha-branca para nidificação”.

Em linhas de transmissão, em particular em linhas com ≥150 kV, os incidentes causados por aves não se devem tipicamente a eletrocussões dos indivíduos (situação comum em linhas de distribuição), mas a outras interações com a infraestrutura, como seja o usos dos apoios para nidificação. Nesse contexto, o estudo agora publicado pelos investigadores do CIBIO, em coautoria com a REN, visou caracterizar os padrões gerais dos incidentes causados por aves nidificantes nos apoios da REN e avaliar a eficácia das medidas de mitigação implementadas durante o período 2001-2018.


De um total de 3367 incidentes ocorridos nesse período, 25,3% foram atribuídos a aves, na sua grande maioria cegonhas-brancas. A prevalência de incidentes relacionados com aves, embora com flutuações anuais, diminuiu significativamente no período 2001-2018, pese embora o número de ninhos de cegonhas nos apoios da REN tenha praticamente triplicado no mesmo período. Esta redução acentuada da taxa de incidentes deveu-se provavelmente à eficácia das medidas de mitigação implementadas pela REN, designadamente às ações anuais de translocação e remoção de ninhos das zonas problemáticas dos apoios, bem como a instalação de dispositivos anti-poiso (vulgo “ventoinhas”), complementadas pela instalação de plataformas de nidificação em zonas não problemáticas do apoio.

Relativamente aos padrões sazonais, os incidentes causados por aves foram mais frequentes nos meses de abril e de outubro-novembro. Estes resultados sugerem que a utilização das linhas pelas cegonhas não se restringe ao período reprodutor e que os apoios deverão igualmente ser utilizados fora da época reprodutora. Os incidentes foram mais comuns durante a noite, período em que as cegonhas passam mais tempo nos apoios. A maior taxa de incidentes ocorreu em circuitos na região de Lisboa e vale do Tejo, devendo esta constituir uma região prioritária para a implementação, pela REN, de ações de mitigação deste impacto. As maiores taxas de incidentes estão associadas a linhas com um maior número de ninhos de cegonhas e onde a percentagem de apoios colonizados é maior. Estas duas variáveis, contudo, apenas explicam parte da variabilidade espacial observada ao nível dos incidentes, o que corrobora novamente a hipótese de as cegonhas poderem utilizar os apoios fora do período reprodutor para pernoitar, independentemente da presença de ninhos. Este comportamento por parte das cegonhas deverá assim ser alvo de investigação futura com o objetivo de reduzir os incidentes causados por aves que ainda persistem nas linhas da REN.

Para mais detalhes, ver o estudo completo AQUI.

Notic compl - Artig Incidentes cegonhas: Recursos
bottom of page