WP_20170120_09_04_43_Pro.jpg

PRÉMIO DE DOUTORAMENTO EM ECOLOGIA – EDIÇÃO 2022

 

INVESTIGADORA DA “CÁTEDRA REN EM BIODIVERSIDADE” VENCE A EDIÇÃO 2022 DO PRÉMIO DE DOUTORAMENTO EM ECOLOGIA - FUNDAÇÃO AMADEU DIAS, ORGANIZADO PELA SPECO - SOCIEDADE PORTUGUESA DE ECOLOGIA.

Já são conhecidos os vencedores da edição 2022 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia. O 1º prémio desta edição foi atribuído a Joana Bernardino, investigadora do CIBIO-InBIO/BIOPOLIS, cuja tese de doutoramento se debruçou sobre a problemática da colisão de aves com linhas elétricas.

Joana Bernardino desenvolveu o seu projeto de doutoramento integrada na equipa da “Cátedra REN em Biodiversidade”. Durante o seu doutoramento, a investigadora tentou compreender quais os fatores biológicos, ambientais e relacionados com a própria infraestrutura que explicam a colisão das aves com as linhas elétricas aéreas. Realizou também uma compilação e meta-análise dos estudos, a nível mundial, que avaliaram a eficácia da sinalização dos cabos das linhas elétricas, enquanto forma de aumentar a sua visibilidade para as aves e reduzir o risco de colisão. Além da avaliação global do desempenho dos dispositivos anti-colisão, nesta meta-análise foram avaliados, pela primeira vez, os fatores que podem influenciar a sua eficácia, nomeadamente a tipologia de linha, o habitat atravessado pela mesma (como proxy das espécies aí presentes), e as características dos próprios dispositivos. Desenvolveu ainda dois estudos que permitiram aumentar a compreensão sobre os fatores ambientais e metodológicos responsáveis por enviesamentos nos trabalhos de quantificação da mortalidade de aves em linhas elétricas.

Os resultados da investigação conduzida têm aplicação imediata nas práticas das empresas de transporte e distribuição de eletricidade, no nível da escolha das melhores soluções para mitigar e monitorizar os impactes dos seus projetos na avifauna. Exemplo disso é a incorporação dos resultados obtidos no novo “Manual para a Monitorização de Impactes de Linhas de Muito Alta Tensão sobre a Avifauna e Avaliação da Eficácia das Medidas de Mitigação”. Este manual de boas práticas resultou de um trabalho colaborativo entre o CIBIO-InBIO/BIOPOLIS, a REN e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

Para além de Joana Bernardino, a edição deste ano do Prémio de Doutoramento em Ecologia – Fundação Amadeu Dias distinguiu ainda os trabalhos dos investigadores Miriam Romagosa, investigadora no Okeanos (Instituto de Investigação em Ciências do Mar), da Universidade dos Açores, e Gonçalo Curveira Santos, investigador no cE3c (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, segundo e terceiros classificados, respetivamente.


Os três primeiros classificados da edição 2022 do Prémio de Doutoramento em Ecologia irão receber o galardão e apresentar o seu trabalho no 21º Encontro Nacional de Ecologia que, este ano, irá decorrer de 4 a 9 de julho na Universidade de Aveiro, integrado no 2º Congresso SIBECOL (Sociedade Ibérica de Ecologia).


Artigos científicos relacionados:

Bernardino et al. (2018). Bird collisions with power lines: State of the art and priority areas for research. Biological Conservation. https://doi.org/10.1016/j.biocon.2018.02.029


Bernardino et al. (2019). Re-assessing the effectiveness of wire-marking to mitigate bird collisions with power lines: A meta-analysis and guidelines for field studies. Journal of Environmental Management. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2019.109651

Bernardino et al. (2020). Response of vertebrate scavengers to power line and road rights-of-way and its implications for bird fatality estimates. Scientific reports. https://doi.org/10.1038/s41598-020-72059-7


Bernardino et al. (2022). Ecological and methodological drivers of persistence and detection of bird fatalities at power lines: Insights from multi-project monitoring data. Environmental Impact Assessment Review. https://doi.org/10.1016/j.eiar.2021.106707